Nesta sexta-feira (14) os artistas que integram a
Sociedade Teatral Arcoverdense (Sotear) - juntamente com outros artistas do município - vão apresentar uma performance - aberta ao público - no teatro municipal de Arcoverde. O
AbrIR - 1º Ato está marcado para começar às 19h30.
O tema da performance está sendo mantido em segredo pelas atrizes e atores que estão ensaiando (fotos abaixo) para levar ao público uma apresentação grandiosa, como sempre costumam fazer quando montam espetáculos nos seus grupos de teatro e apresentações solo.
No mesmo dia também estão previstas apresentações musicais e o microfone - e o espaço - estará aberto para que demais artistas arcoverdenses se integrem ao
AbrIR - 1º Ato. "Estamos nos mobilizando e realizando articulações para ocupar e movimentar o teatro municipal de Arcoverde com arte. Todas as linguagens artísticas estarão juntas", explicou o ator, integrante da
Sotear, Djaelton Quirino ao blog De 1ª.
Sobre o AbrIR, os artistas publicaram na
página da Sotear: "Ainda falta muito para ter o ideal de um teatro, mas agora deixa de ser depósito e volta a sua essência para produções artísticas. Sem ser uma inauguração tradicional e fugindo aos padrões, mas, principalmente, uma emoção e um momento histórico para os fazedores e fazedoras de arte de Arcoverde".
Ainda não será o dia da tão aguardada abertura do Teatro Municipal de Arcoverde... Por esse dia, todos os artistas, fazedores de arte e admiradores da boa cultura continuarão esperando ansiosamente, como já o fazem há 30 anos.
A atriz Carol Viana, que integra a
Sotear, escreveu e publicou o texto abaixo nas redes sociais:
"
Inventam nomes bonitos para falar de coisas feias quando quem pratica o mal é uma pessoa poderosa. O que fizeram com o Teatro Municipal de Arcoverdense chama ROUBO.
Além de roubo de dinheiro público também foi roubada uma centena de empregos diretos e indiretos ao longo desses anos de teatro fechado.
Nos foi roubado o direito de fruir da cultura, direito constitucional, diga-se de passagem.
Foi roubado o direito de ver artistas da cidade criando naquele espaço, de receber artistas de outros lugares para trocar saberes.
Durante três décadas movimentos artísticos lutaram pelo direito a uma casa de espetáculos em Arcoverde, cidade que se ufana e estufa o peito por ser terra da cultura.
Somos sim, mas já passou da hora de isso ser mais que um título e passar a ser cumprimento de lei.
A SOTEAR (Sociedade Teatral Arcoverdense) e o movimento Reação Calango realizam o AbrIR, Primeiro Ato – Evento para abertura e ocupação do espaço que, esperamos, vir a ser o Teatro Municipal de Arcoverde!"
Acompanhe a
página da Sotear no Facebook e fique por dentro de todas as ações do grupo. Confira na
página do De 1ª Categoria o vídeo produzido pelos artistas para o AbrIR. Acesse também a
página do evento no Facebook e confirme a sua presença.
Dia do Rock - No dia seguinte, sábado (15), a partir das 15h, serão realizados shows com bandas de rock locais - e de outros municípios sertanejos -
em comemoração ao Dia do Rock. O movimento Reação Calango está organizando o evento que terá apresentações de Hellsistência (São José do Egito), Hodus (Caruaru), Sub Versus (São José do Egito), Democracia Entre Aspas (Serra Talhada), Bells - com participação de Johsi Guimarães - (Arcoverde) e In Bloom 64 (Arcoverde).
O Reação Calango também aproveita o momento para arrecadar agasalhos para as famílias carentes de Arcoverde. Quem puder ajudar, basta levar a sua doação (casacos, cobertores, lençóis, etc.) para o local do evento.
Serviço:
AbrIR - 1º Ato
14 de julho, 19h30
Performance e apresentações com integrantes do movimento teatral e musical de Arcoverde
Dia do Rock
15 de julho, 15h
Hellsistência / Hodus / Sub Versos / Democracia Entre Aspas / Bells (participação de Johsi Guimarães) / In Bloom 64
Por Zalxijoane Lins.
Imagem de capa: Reprodução/Video Sotear.
(Ao copiar informações daqui, favor inserir os créditos).
0 Comentários